VExtenso()

Função para escrever por extenso nas suas planilhas


Parâmetros da Função

O VExtenso() é uma função única que recebe um valor monetário ou numérico e devolve este valor escrito por extenso.

Ele possui 1 parâmetros obrigatório (valor), e até 6 parâmetros opcionais, confirma abaixo:

Sintaxe:
= VExtenso (valor [; moeda] [; idioma] [; inteiroSingular] [;inteiroPlural] [;decimalSingular] [;decimalPlural])

Parâmetros Descrição
valor Obrigatório. Um valor numérico ou monetário, com precisão de até duas casas decimais. Ex.: R$ 1.456,12
moeda

Opcional. Consulte os valores na tabela idioma abaixo

idioma

Opcional. Consulte os valores na tabela idioma abaixo

inteiroSingular Opcional. Texto no singular para a parte inteira do número. Ex: "item". O valor default é o singular do parâmetro da moeda (real, dólar, euro), no idioma selecionado.
inteiroPlural Opcional. Texto no plural para a parte inteira do número. Ex: "itens". O valor default é o plural do parâmetro da moeda (reais, dólares, euros), no idioma selecionado.
decimalSingular Opcional. Texto no singular para a parte decimal do número. Ex: "centésimo". O valor default é o singular do parâmetro da moeda (centavo), no idioma selecionado, considerando 2 casas decimais.
decimalPlural Opcional. Texto no plural para a parte decimal do número. Ex: "centésimos". O valor default é o plural do parâmetro da moeda (centavos), no idioma selecionado, considerando 2 casas decimais.

VALOR

Este parâmetro é obrigatório. Seu valor deve ser um valor numérico válido, ou um valor monetário válido (incluindo ou não o símbolo da moeda). Este parâmetro também aceita alguns textos especiais, escritos em letras minúsculas. Veja abaixo:   

moeda

Exibe a moeda que foi detectada de acordo com as configurações regionais, dentro da implementação da função

versao Exibe o número da versão desta função. Útil para ver se a rotina foi atualizada.
autor Exibe o nome do autor desta função.

Apesar da função aceitar valores numéricos com número de casas decimais maior que duas, somente as duas primeiras serão consideradas e o arredondamento será feito de acordo com o padrão bancário. Mesmo assim, recomenda-se o uso de duas casas decimais (lembrando que o Excel pode ser configurado para exibir duas casas, mas recomenda-se que o valor interno seja de duas casas).

MOEDA

As seguintes opções são pré-configuradas:

REAL Real Brasileiro (default)
EURO Euro (Portugal, e outros países da União Européia)
DÓLAR Estados Unidos, e outros países
PESO Pesos
<outro valor>
METRO
ITEM
LITRO

Caso desejar utilizar outras descrições você poderá usar palavras como "metro", "litro", "item", etc. Dentro das limitações, o VExtenso entenderá como escrever estas palavras no plural.

Mas se desejar ter um controle mais preciso do plural/singular, consulte os parâmetros inteiroSingular, inteiroPlural, decimalSingular e decimalPlural.

<em branco> Caso desejar somente o extenso, sem moeda ou descrição, passar o parãmetro em branco (somente aspas "").

Os parâmetros devem estar entre aspas, ou então dentro de uma célula da planinha. 

IDIOMA

BR Português do Brasil (default)
PT Português de Portugal
US Inglês
ES Espanhol

Ao passar como parâmetro da função, estes valores devem estar entre aspas, ou então dentro de uma célula da planinha. O idioma do valor por extenso será determinado por esta configuração, ou então, se for omitido, será determinado através das Configurações Regionais do Windows.

Observações Importantes:

  • A detecção do idioma foi desativada por incompatilidade com versões de 64 bits do Windows e do Office.
  • Quando a função determina o idioma ou a moeda através das Configurações Regionais, ela leva em conta o idioma selecionado nesta tela, e não o Layout de Teclado, que pode ser qualquer um. 
  • Se uma planilha for criada em uma estação de trabalho com as Configurações Regionais para Português de Portugal e os parâmetros forem omitidos, a função preencherá de acordo com estas configurações. Após ser salva, a planilha poderá ser visualizada em qualquer outra estação, não importa qual a Configuração Regional. Porém, os valores que forem modificados serão sobrescritos conforme as configurações da estação.
  • A função VExtenso não precisa estar instalada se a planilha só for visualizada; mas ela deve estar presente caso seus valores forem modificados. Desta forma você enviar suas planilhas inclusive por e-mail para outras pessoas, desde que elas não precisem modificar seu conteúdo.
  • Planilhas criadas com a versão Enterprise do VExtenso pode ser compartilhada sem problemas